logo RCN

Lavrasul é a 8.ª maior exportadora de madeira do Brasil

A Revista da Madeira, publicação especializada editada pela Lettech, de Curitiba, visando estimular as empresas do setor, premiou no ano passado, as maiores madeireiras do Brasil.

 

CANOINHAS - A Revista da Madeira, publicação especializada editada pela Lettech, de Curitiba, visando estimular as empresas do setor, premiou no ano passado, as maiores madeireiras do Brasil. Categorias como pastas de madeiras ou fibras celulósicas, papel e papelão e móveis e mobiliário em geral, foram algumas das etapas da premiação. Na relação das dez maiores empresas exportadoras de madeira, a canoinhense Compensados e Laminados Lavrasul S.A., ficou em 8.º lugar no ranking. Os vencedores são divulgados no início do segundo semestre de cada ano e contempla as empresas que mais se destacaram no ano anterior. Tem apoio da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Madeiras (ABPMEX), e outras entidades nacionais ligadas aos segmentos do mobiliário, painéis, papel e celulose, bem como órgãos do governo, sindicatos e associações, além de entidades ligadas a área portuária e de logística.

O prêmio Mérito Exportação se baseia basicamente em números, mas para o gerente industrial da Lavrasul, Silvar Kurkul, esse prêmio se deve também ?ao rigoroso controle de qualidade empregado em nossos produtos, o que nos garantiu, nesses últimos anos, certificados de qualidade de diversos órgãos internacionais?.

A Lavrasul é hoje, não somente a maior exportadora de madeira da região, mas também a maior empregadora. Cerca de 1 100 empregos diretos. Possui o primeiro laboratório brasileiro de testes de qualidade certificado pelos institutos americanos ABIMSI e BMTRADA, além de ter seus produtos aprovados por outros órgãos de controle de qualidade internacionais como o FSC, do Conselho de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia, que garante que os produtos Lavrasul provêm de florestas corretamente manejadas, além de serem certificados pela Comunidade Européia. No Brasil, os produtos Lavrasul são certificados pelo Programa Nacional de Qualidade da Madeira da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI).

A cadeia produtiva da Lavrasul engloba, hoje, compensados, remanufatura de painéis, molduras e derivados da madeira. O auto investimento em mão-de-obra qualificada e maquinário de última geração, são alguns dos fatores apontados por Kurkul como decisivos para que a Lavrasul alcançasse o volume de produção que a levou a essa posição no ranking da Revista da Madeira.

 

Relação das dez maiores empresas exportadoras, na categoria Madeiras, Painéis e Obras de Madeira:

 

Global Fiber Comercial Exportadora Ltda.

Duratex Comercial Exportadora S.A

Braspine Madeiras Ltda.

Araupel S.A

Terranova Brasil Ltda.

Serrarias Campos de Palmas S.A

Tanac S.A

Compensados e Laminados Lavrasul S.A

Eucatex S.A Indústria e Comércio

Indústria de Compensados Guararapes Ltda.

Anterior

Lançado projeto de construção de casas populares em Papanduva

Próximo

Saúde Bucal garante sorriso a duas mil crianças

Deixe seu comentário